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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484

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Título: Análise imagética do conceito de célula em vídeos do “you tube” e suas implicações para aprendizagem
Autor(es): SILVA, Angelina Xavier da
Palavras-chave: Biologia – Estudo e Ensino; Aprendizagem; Teoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídia; Recursos Educacionais
Data do documento: 15-Jul-2015
Citação: SILVA, A. X.
Abstract: O conceito de célula apresenta um caráter abstrato e que entre outros condicionantes dificulta a sua abordagem em sala de aula. Visando diminuir os obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem conceitual, o uso de vídeos tem sido um recurso significativo no campo da biologia. Alguns vídeos em caráter educacional são compartilhados no site “You Tube” e utilizados por professores e estudantes para compreensão do conceito. Contudo, muitos podem apresentar ideias deturpadas, visto que são idealizações dos sujeitos e trazem consigo elementos imaginários e simbólicos. A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem imagética nos vídeos compartilhados do “You Tube” e suas implicações para a aprendizagem do conceito de célula subsidiado pela Teoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Dessa forma, foi selecionado um total de cinco vídeos e analisados sobre a ótica de sete princípios da teoria. Observamos que todos os vídeos apresentaram desvios, sendo o princípio da imagem e da sinalização com maior evidência. Logo, os vídeos são importantes no processo de aprendizagem conceitual, mas requer atenção quanto à presença de elementos imagéticos, pois nem todos os vídeos se apresentaram adequados para o ensino e a aprendizagem do conceito.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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